O Programa Golden Visa é uma das escolhas mais rápidas para os investidores estrangeiros ou nacionais de países terceiros, para que lhes seja concedida uma autorização de residência, através de atividades de investimento realizadas dentro do território português. Com um investimento mínimo de 280.000 EUR, os titulares com autorização de residência têm, além do direito a residir em Portugal, a possibilidade de viajar para os 26 países membros do espaço Schengen sem necessidade de visto.
Vantagens do Programa Portugal Golden Visa
Que familiares também podem beneficiar do Portugal Golden Visa?
Como obter a Residência na Europa com o Programa Portugal Golden Visa?
Oficialmente denominado “ARI” (“Autorização de Residencia para Atividades de Investimento”), o Programa Portugal Golden Visa permite aos investidores obter a residência portuguesa ao mesmo tempo que usufruem de todas as vantagens de fazer parte da União Europeia.
Em vigor a 8 de outubro de 2012, o Programa Portugal Golden Visa foi criado como uma forma de atrair mais investimentos para os seus negócios e imobiliários para o país europeu, proporcionando uma maior diversidade através de incentivos.
Quem pode candidatar-se ao Programa Portugal Golden Visa?
De acordo com a Lei, as autorizações de residência a nacionais de países terceiros são concedidas àqueles que pretendam exercer, por si ou por intermédio de uma empresa, qualquer atividade que geralmente conduza à concretização de pelo menos uma das seguintes situações, em território nacional:
Desde julho de 2015, o programa foi renovado e revisado por meio da Lei 63/2015. Os investidores passaram a também poder realizar atividades de investimento das seguintes maneiras:
Cidadãos portugueses e da UE não são elegíveis para o Programa ARI / Portugal Golden Visa.
Os beneficiários do ARI / Portugal Golden Visa têm direito a requerer a cidadania após cinco anos desde que cumpram os requisitos.
Quantos investidores beneficiaram do Programa Portugal Golden Visa?
De acordo com as estatísticas do SEF, de outubro de 2012 a agosto de 2020, Portugal emitiu 9.105 autorizações de residência para investidores e 15.647 autorizações de residência para familiares através do Programa Portugal Golden Visa.
O investimento estrangeiro total em Portugal ultrapassou os 5,4 mil milhões de euros, dos quais 4,9 mil milhões de euros foram investidos na aquisição de bens imóveis. A maioria dos investidores veio da China, Brasil, Turquia, África do Sul e Rússia.